Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Vulcão Etna: chuva de pedras não incomoda população

Mäyjo, 28.11.13

Vulcão Etna: chuva de pedras não incomoda população (com FOTOS)

 

O vulcão Etna, na ilha italiana da Sicília, entrou em erupção no passado domingo, emitindo fontes de lava e uma chuva de pedras e sujidade que, felizmente, não incomodaram em demasia a população.

Segundo a imprensa italiana, é a 16ª vez que o monte italiano entra em erupção em 2013, o que levou as pessoas, calmamente, a levarem os guarda-chuvas para a rua, para se protegerem das pedras.

A actividade eruptiva do Etna, que se encontra na parte oriental da ilha da Sicília, entre as províncias de Mesina e Catânia e que tem 3.322 metros de altura, durou várias horas. A erupção aconteceu numa cratera muita activa do sudeste do vulcão, tendo a língua de lava da erupção avançado pela encosta do Vale do Bove, uma zona desértica.

“A lava cai do céu uma vez por ano, mas nada tão forte como desta vez. Normalmente é apenas sujidade, nunca estas pedras”, explicou à imprensa Turi Scandurra, o autor deste vídeo e das fotos que destacamos hoje.

Segundo Scandurra, as pedras não são pesadas mas extremamente afiadas, tendo arranhado alguns carros e equipamento urbano.

O Etna é o vulcão mais activo da Europa, mas as suas erupções são inofensivas. O vulcão matou cerca de 20 mil pessoas em 1669. Nesta ocasião, a cidade de Catania ficou destruída.